Apreender - Fundação AEP

Atividades Eixo 3

Fundação AEP - Notícias

“Crie o Seu Negócio em 5 Passos” Setor da logistica e transporte

Certamente que muitas vezes se questionou se deveria ou não ter o seu Negócio. Se deveria arriscar ou esperar que outros o façam por si. Mas reza a história que as grandes ideias e os grandes impérios surgiram em tempos de crise e de instabilidade económica e social.

"Crie o Seu Negócio em 5 Passos" Setor do Turismo

Decorreu no dia 13 de Novembro, mais um evento da Fundação AEP, subordinado ao tema “Crie o seu Negócio em 5 passos" no Setor do Turismo.

Workshop Novas Ideias, Novos Negócios

Realizou-se no passado dia 29 e 30 Outubro, respetivamente a 2ª e 3ª Edição, dos workshops Novas Ideias Novos Negócios. A 2ª Edição teve lugar na Bienal de Cerveira, tendo sido abordado o tema das Industrias Criativas.Já a 3ª edição realizou-se em Vila Real na UTAD, e o tema abordado foi o Agroalimentar.

Clique aqui para visualizar imagens do Workshop de 29 de Outubro.

Clique aqui para visualizar imagens do Workshop de 30 de Outubro.

Presidente da CCDRN quer próximo Compete com sede na região

“Solução dos problemas do país passa pelas regiões Norte e Centro”

● QCA e reforma do Estado debatidos nas Jornadas AEP/Serralves

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Emídio Gomes, disse esta quinta-feira que a reforma do Estado deve ser “consequente com a prioridade da competitividade do país” e propiciar “uma dimensão territorial concreta” às políticas públicas desenhadas em função do próximo quadro comunitário de apoio.

Em sua opinião, “ser consequente em matéria de política de competitividade significa tomar opções concretas como localizar numa região o próximo Programa Operacional Fatores de Competitividade”, que há-de suceder ao atual Compete. “Esta é que é a verdadeira reforma do Estado!”, enfatizou o presidente da CCDRN.

Discursando no encerramento das IV Jornadas AEP/Serralves, que a longo do dia mobilizaram a atenção de mais de duas centenas dezenas de empresários, gestores, ex-governantes e académicos numa reflexão sobre “O papel do Estado no desenvolvimento”, no auditório de Serralves, Emídio Gomes mostrou-se favorável ao reforço dos centros de decisão regionais no quadro das agendas nacional e europeia 2014/2020. E exemplificou: “Troco de bom grado as quatro sedes vazias no Porto de institutos públicos pela sede do próximo programa operacional de apoio à competitividade”.

Manuela Ferreira Leite critica estratégia seguida pelo Governo

“Crescer é difícil mas corrigir as contas públicas é impossível”

● Papel do Estado em análise nas IV Jornadas AEP/Serralves

“É muito longo o caminho a percorrer e estamos a andar em sentido contrário”. É assim que Manuela Ferreira Leite vê a situação em que Portugal se encontra, numa análise crítica à governação do país que pontuou a intervenção que fez na abertura das IV Jornadas das Fundações AEP/Serralves, que esta quinta-feira têm lugar no Porto e em que está a ser debatido “O papel do Estado no desenvolvimento”.

Perante mais de duas centenas de empresários, gestores, ex-governantes e académicos, que até ao fim da tarde e no auditório da Fundação de Serralves, partilham as suas perspetivas quanto ao peso que o Estado deve ter na sociedade nacional, a antiga ministra das Finanças afirmou que “não se percebe a estratégia” seguida pelo Governo para combater a crise. “O êxito tem que assentar na compreensão da estratégia, na sua clareza e na perceção dos resultados”, pois “só assim se conseguirá a mobilização dos cidadãos e das empresas, de modo a evitar os conflitos”, afirmou Ferreira Leite.

IV Jornadas Empresariais AEP | Serralves| 10 Outubro

No passado dia 10 de Outubro, com início às 9h30 e durante todo o dia, tiveram lugar em Serralves as IV Jornadas Empresariais AEP | Serralves, organizadas, em parceria, pelas duas Fundações.

O tema destas IV Jornadas foi "O Papel do Estado no Desenvolvimento" e contou com oradores prestigiados como, Manuela Ferreira Leite, Gonçalo Moura Martins, Rosário Gamboa, António Melo Pires, José Carvalho Neto, Brás Costa, António Cunha, António Lobo Xavier, Paulo Trigo Pereira, Luís Pais Antunes e Emídio Gomes.

Consulte o programa.

Estas Jornadas contaram com o apoio do COMPETE e da UE/FEDER.

Reflexões de Conjuntura | Debate ao Almoço

A Fundação AEP organizou mais uma Reflexão de Conjuntura, num Debate ao Almoço que teve lugar no passado dia 24 de Setembro, pelas 12h45, no restaurante da Fundação, no Porto, tendo sido orador o Secretário das Empresas e Competitividade do Governo da Catalunha, Pere Torres, sob o tema “CATALUNHA: Oportunidades de Investimento e de Cooperação com as Empresas do Norte de Portugal”.

Esta atividade conta com o apoio do COMPETE e da UE/FEDER.

Bons Projetos, Excelentes Negócios | Mesas de Investimento| 1 de Outubro

A Fundação AEP em parceria com a Invicta Angels - Associação de Business Angels do Porto e no âmbito da Atividade Bons projetos, Excelentes negócios , organizou uma sessão de apresentação de projetos empresariais, pelos seus promotores, a Business Angels e Empresários.

Dos projetos submetidos foram selecionados os três mais interessantes que foram apresentados a "mesas de investidores" interessados em diversificar os seus investimentos

Esta "mesa de investimento" teve lugar no dia  1 de Outubro, na Fundação AEP, Avenida da Boavista, 2671, Porto, entre as  09H00 e as 12H00.

Esta atividade conta com o apoio do COMPETE e da UE/FEDER.

Facebook do projeto Canal de Youtube do projeto Canal de Youtube do projeto

Parcerias