Sessões: Bons Projectos, Excelentes Negócios

Para as empresas, e particularmente para aquelas que estão no início da sua actividade (pré-semente, arranque das operações) ou precisam de expandir as suas capacidades produtivas ou penetrar novos mercados, a angariação de investidores para os seus projectos é uma questão particularmente complexa.

Convencer os investidores que o projecto proposto é viável e lucrativo o suficiente para os atrair exige alguns conhecimentos específicos e um trabalho organizado. Intervir nesses aspectos, ou seja no “investor readiness” (o grau de preparação dos empreendedores para receber investimento), constitui uma importante ferramenta de apoio ao desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas.

No âmbito do actual projecto, a Fundação AEP, em colaboração com a Invicta Angels – Asssociação de Business Angels do Porto, pretende apoiar a criação e o crescimento de novas empresas, providenciando apoio aos empreendedores e criando oportunidades de contacto com investidores informais (business angels).

Assim, está prevista a realização de 5 eventos correspondendo ao processo de investor readiness:

• Realização de arenas e encontros de networking com a participação de business angels, com empreendedores e empresários providenciando expertise, mentoring e coaching no desenvolvimento e expansão de negócios;

• Realização de elevator pitchs e investment /investor readiness arenas potenciando atracção de investimento informal e business angels para consolidação, expansão e/ou internacionalização de negócios.

Durante o período de execução do projecto está prevista a organização de 5 “arenas”, no Porto, Braga, Aveiro, Coimbra e Évora.

Constituem objectivos específicos desta actividade:

• promover o empreendedorismo e o espírito empresarial

• sensibilizar empresários e empreendedores para as formas de preparação de modelos de negócios e de apresentação atractiva dos seus projectos a investidores

• proporcionar plataformas de encontro entre empreendedores e investidores informais (business angels)

• potenciar o financiamento de projectos empresariais de empreendedores.